Avaliação Institucional

A avaliação institucional é uma questão que merece atenção em todos os níveis. A Faculdade ISEPE tem realizado a avaliação de forma interna e externa, de acordo com o sistema oficial e usando instrumentos e procedimentos diversos.

Pode-se dizer que há uma longa e diversificada trajetória traçada pela avaliação da instituição. Todavia, parece que só mais recentemente emergiu a preocupação pela utilização mais racional de seus resultados ou foi intensificada, pela necessidade de rever aspectos do ensino, a partir dos mesmos.

A avaliação tem enfocado não só os alunos, mas também o professor, o material didático, as relações interpessoais subjacentes, bem como outros aspectos, tais como: o clima organizacional, a coordenação dos cursos, etc.

As estratégias utilizadas são variadas e incluem: conscientização de professores e alunos, relações interpessoais, mudanças nas diretrizes, proposta de recuperação e de reforço, entre outras. Tanto no nível dos docentes e coordenadores de curso como nas instâncias superiores procura-se estimular o uso dos resultados da avaliação para propiciar, além do diagnóstico e planejamento da recuperação, a flexibilidade, a inovação e a criatividade.

Os processos associados à avaliação do ensino são regulados por:

1. Normas regimentais, para a avaliação do desempenho discente;

2. SINAES – Auto avaliação Institucional, coordenado pela CPA/ISEPE Guaratuba;

3. SINAES – Avaliação Externa, compreendendo a Avaliação das Condições de Ensino para fins de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos e Exame Nacional de Avaliação do Desempenho dos Estudantes – ENADE aplicado a ingressantes e concluintes, coordenados pelo INEP/MEC;

Relatórios da Avaliação Institucional