Quem somos

O ISEPE Guaratuba foi credenciado em 2002, e desde então está presente na cidade de Guaratuba, Litoral do Paraná, por decisão do Instituto Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão, mantenedor da IES, na ocasião. Esse visualizava, junto com a cidade, crescer em termos de conhecimento e economia, propondo uma integração dos diferentes níveis de ensino, seguindo sempre a proposta de atender as exigências do paradigma do século XXI, democratizando o conhecimento, levando o ensino ao aluno onde ele estiver, através da implantação de cursos de graduação fora dos grandes centros urbanos e por meio da descentralização dos Cursos de Pós-Graduação – Lato Sensu.

O ICAPES – Instituto Caiçara de pesquisa e Ensino Superior assumiu a mantença da faculdade ISEPE Guaratuba, em julho de 2010, sucedendo o Instituto Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão – ISEPE.

O município de Guaratuba, que abriga a sede do ISEPE Guaratuba, repousa em posição geográfica privilegiada, visto possuir em seu entorno a Mata Atlântica, a Baía de Guaratuba e o Oceano Atlântico, sendo praticamente todo o município uma Área de Proteção Ambiental – APA, criada em 1992.

Assim, sem perder de vista o cenário da globalização, o ensino proposto pela instituição, por situar-se numa área de Preservação Ambiental, possui uma forte característica humanística e preservacionista, fundamentada pela educação e orientação ambiental.

Com esta peculiaridade, o PPI e os projetos pedagógicos dos cursos apontam para um aprofundamento na questão ambiental, que se impõem pela globalização socioeconômica e necessidades locais do município em que se insere. Tal cenário exige profissionais cada vez mais qualificados técnica e eticamente para lidar com problemas complexos e ações complexas.

Em resposta às novas exigências ambientais e socioculturais elege-se, no âmbito do PPI, como um dos eixos o conceito de Desenvolvimento Humano Sustentável – DHS, adotado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD. O DHS considera não só aspectos econômicos ou de renda para avaliar as condições de um povo, mas sobretudo o acesso à participação social, política, econômica, aos bens culturais, à informação e ao lazer, à equidade e à justiça nas relações sociais, confluindo para uma melhor qualidade de vida e para o protagonismo dos atores envolvidos no processo.

Para oferecer seus cursos e estabelecer-lhes perfil diferenciado, o ISEPE Guaratuba considera os assuntos além das fronteiras nacionais e estimula as percepções domésticas da realidade econômica, cultural e social. A instituição dialoga com os grandes centros produtores de conhecimento, com as demandas e necessidades da sociedade, e com os saberes locais sem perder sua dupla vocação: é universal, por ser educação superior, mas está inserida na APA de Guaratuba, que lhe dá caráter e personalidade local.