Dia do Pedagogo: professores comentam a importância da Pedagogia em suas vidas

“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. Com essa frase, Paulo Freire define uma das muitas facetas do profissional que carrega uma importante missão em seu trabalho: a educação. Uma ferramenta decisiva para a construção do conjunto de relações que, organicamente, cooperam para transformações em nossa realidade.

Hoje, dia 20 de maio, comemora-se o Dia do Pedagogo. Importantes agentes de mudança para a vida de alunos, pais e familiares. Além da homenagem, a data propõe uma discussão sobre a importância da união entre escola e família para o desenvolvimento dos estudantes. “Um dia de reflexão sobre o papel desse profissional tão necessário no contexto educacional brasileiro”, comenta a professora do curso de Pedagogia, Jucelia Lima.

Como forma de comemorar este dia, o corpo docente do curso de Pedagogia da Faculdade ISEPE enviou mensagens de celebração aos profissionais da educação. As palavras foram reunidas em um vídeo disponibilizado no YouTube.

Profissionais com disposição para adaptar-se a quaisquer circunstâncias, aplicando a criatividade para promover a educação, e claro, preservando a excelência. Para Trindade dos Santos de Freitas, coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade ISEPE, “o pedagogo precisa ter uma visão crítica da realidade, gostar da educação e de ensinar. Se dedicar aos estudos, buscando educação continuada. Conhecer as políticas públicas educacionais e se ver como uma figura de liderança na escola”. A professora Rosilda Borges, há mais de 40 anos atuando na educação, confirma as atribuições ao acrescentar traços importantes para a profissão: “requer muita paciência, persistência, responsabilidade, dedicação e muito amor. Amor por aquilo que faz”.

Esse amor, citado por Borges, é consenso por parte dos docentes da instituição. “Já passei por vários segmentos da educação e em todos eu sou apaixonada. Eu acho que a educação é encantadora em qualquer lugar, em qualquer esfera”, comenta a professora do curso de Pedagogia da Faculdade ISEPE, Karyna Brunetti Lucinda.

“Eu acredito que a educação se reconstrói diariamente"

Em tempos nos quais há uma célere necessidade em se reinventar o ensino, os educadores são a linha de frente para uma nova etapa na educação. E nesse processo, todos são transformados. Para Lucinda, a inovação e o aprendizado contínuo fazem parte do perfil de quem busca atuar com o ensino e a aprendizagem. “Eu acredito que a educação se reconstrói diariamente. Todo dia algo novo acontece e nós, enquanto educadores, precisamos estar sempre atentos e nos atualizando, para atendermos a essas necessidades”, reflete.

Mas, para muitos, antes mesmo de um claro perfil para a profissão, o chamado ao ensino já se construía. Guiomara Ribas, professora da Faculdade ISEPE, relembra que sua trajetória na educação foi marcada por laços familiares: “Me tornei professora num processo construído na convivência com mãe, tias e primas. Antes mesmo da conclusão do então chamado Curso Normal, comecei a lecionar”, recorda. Essas relações a prepararam para o caminho do conhecimento, que culminaram no curso de Pedagogia: “nos anos em que cursei Pedagogia, aprendi a valorizar intensamente os pedagogos e pedagogas”.

Assim como Ribas, cada um dos integrantes do corpo docente do curso de Pedagogia da Faculdade ISEPE tem uma história com a educação. Superação, descobertas e realizações fazem parte dessas trajetórias, que integram nossa instituição. “A Pedagogia me favoreceu como mãe e como educadora”, reflete a professora Eliane de Fatima Bordin, que também é psicóloga e considera a Pedagogia transformadora para sua vida.

"Aprendi a valorizar intensamente os pedagogos e pedagogas”

Compartilhando dessa perspectiva transformadora, a professora Ana Maria Sabino narra como a educação foi arrebatadora em sua vida: “Entrei no [curso de] magistério, em 2003, e lá me encontrei como ser humano, pelas mãos de excelentes pedagogas”. Ela ainda ressalta a importância dessas profissionais para sua carreira e busca retribuir na vida de futuras pedagogas e futuros pedagogos que estão se formando. “Hoje, felizmente, eu trabalho com o curso de Pedagogia, na Faculdade ISEPE, e tenho a oportunidade de ver, todos os anos, grandes profissionais se formando, que estão postas no mercado de trabalho para transformas outras vidas, como antes, outras pedagogas transformaram a minha”.

Não há dúvidas de que a educação transforma vidas. “A educação é essa ferramenta que leva o conhecimento para a vida e a prática das pessoas”, comenta a professora Mariana Carolina Teixeira. Temos diversos exemplos em nossa instituição e alguns deles foram compartilhados conosco. A partir de uma vida transformada, muitas outras vivem essa mudança de realidade. Como observa Bordin, “o valor da Pedagogia está em contribuirmos com o outro, para que esse outro possa ser um cidadão empoderado, um cidadão capaz, partícipe da comunidade na qual ele está inserido”. No cerne desse precioso processo, está o pedagogo. Como ressalta Ribas, ao relembrar a paideia grega: “vocês conduzem à luz”.

Parabéns, feliz Dia do Pedagogo!